Retífica de motor é o processo de restauração ou manutenção de motores para reparação ou prevenção de pequenos danos causados pelo desgaste do mesmo. Após uma determinada quilometragem de uso do veículo, geralmente acima de 200.000 km, ou em alguns casos em que alguns sintomas aparecem, como:
* Alto consumo de óleo lubrificante;
* Excesso de fumaça sendo expelida pelo escapamento;
* Baixa potência;
* Alto consumo de combustível;
* Motor trabalhando superaquecido;
* Fortes barulhos vindo do motor;
Outros fatores que podem provocar o desgaste do motor, antes do tempo, e antecipar a retífica do mesmo são:
* Quebra da correia dentada (em alguns motores);
* Falta de óleo lubrificante, ou com baixo nível, ou ainda, por conta de alguns motoristas apenas completarem o nível do óleo, mantendo o óleo velho por longos períodos de uso;
* "descansar" o pé esquerdo sobre o pedal da embreagem;
* Sair com o motor ainda frio;
* Falta de manutenções preventivas;
A retífica de motor pode ser parcial ou total, onde a parcial resume-se a retífica da parte de cima (cabeçote, válvulas, guias, sedes e comando de válvulas) ou da parte de baixo do motor (bloco, camisas, virabrequim, pistões, bielas). A total é feita em ambas.
A retífica do seu motor é composta pela substituição de todas as peças móveis e a chamada "retífica" ou "usinagem" das peças fixas. Cabe lembrar que as mesmas são avaliadas. Desta forma, certamente seu motor receberá as características originais de fábrica.
Segue abaixo o processo de retífica:
* RETIRAR O MOTOR DO VEÍCULO
* DESMONTAGEM
* BANHO QUÍMICO:
As peças passam por um banho químico. Em um tanque fechado, dividido em três reservatórios que contém a mesma solução desengraxante do banho aquecido (porém mais concentrada), é retirada, de forma gradativa, toda a sujeira e graxas restantes. As peças passam pelos compartimentos, onde ficam submersas por até 4 horas em cada um (em caso de blocos ou peças grandes, o funcionário gira estas peças a cada 3 horas, para que a peça inteira passe pelo banho).
Entre um banho químico e outro, as peças são retiradas do tanque e passam por um jato de água para retirar a sujeira e o desengraxante.
* USINAGEM DAS PEÇAS FIXAS: